Luciano Salamacha

+ 20 anos de experiência com processos de sucessão empresarial

Formado em Direito, cursou um MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), seguido de uma pós-graduação em Gestão Industrial, de um Mestrado em Engenharia de Produção e, por fim, de um Doutorado em Administração.

Embora pareçam diferentes tais áreas são complementares, na medida em que vários ângulos do mundo empresarial são abordados por Salamacha.

Por ter se destacado como aluno durante o MBA, acabou convidado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para atuar como professor, cargo no qual recebeu diversos e consecutivos prêmios. Durante toda a especialização, Salamacha manteve a mesma linha de pesquisa, o que tornou sua carreira robusta e extremamente alicerçada na estratégia de empresas e no desenvolvimento de novos negócios (com foco em inovação).

No mestrado, conduziu sua dissertação em torno do tema “estratégias para inovação tecnológica nas organizações”, identificando não apenas características que geram inovação de maneira intuitiva, mas também contrapondo aspectos que a Teoria de Administração preconiza como essencial aos gestores com aquilo que efetivamente ocorre na prática. Produziu assim vários artigos científicos que foram publicados no Brasil e no exterior, além de expostos nos principais eventos da área de Engenharia de Produção e de Administração.

Hoje, Salamacha compõe conselhos Editoriais de revistas especializadas acadêmicas (tanto no Brasil como no exterior) e de editoras focadas no mundo dos negócios. Frequentemente é convidado a atuar como orientador em programas de Mestrado e Doutorado no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos, e, também, como referee (pessoa que avalia artigos científicos) em eventos científicos; integrando grupo de pesquisa junto ao CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Todo esse conhecimento científico confere a Luciano Salamacha um forte arcabouço acadêmico que, potencializado pela vasta experiência na área empresarial, lhe confere um alto grau para avaliação das metodologias científicas válidas em razão daquelas que são apenas um esforço acadêmico desconectado de resultados práticos.

Em síntese: Salamacha é uma pessoa com vasto conhecimento acadêmico, respeitado nacional e internacionalmente, sendo constantemente convidado a ministrar aulas magnas em várias instituições do Brasil e do exterior.